sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

líder integral - o principio de tudo

O líder Integral  cuida das organizações e das pessoas . Mas quem cuida do Líder integral ?

Vemos hoje em dia uma enorme quantidade de artigos , websites , livros , enfim , vasto material sobre o tema liderança , o papel do líder , enfim uma infinidade de material sobre o tema . Na grande maioria deles o que mais tenho visto em meus estudos são artigos relacionados à forma como o líder deve conduzir suas equipes , o quanto o líder afeta ( ou não ) os resultados dos negócios, o líder como criador de um ótimo ambiente de trabalho e assim por diante . Poucas publicações tem focado no que eu chamo de a primeira  dimensão de um líder : A auto liderança  ou  o líder que cuida de si . 

Como a mãe de um bebê recém nascido , para que ela possa nutrir seu filho com o leite mais puro e tenro ela precisa antes de mais nada cuidar de si mesma , se alimentar adequadamente , se preparar não só física mas também mentalmente e emocionalmente . Só assim ela poderá garantir que o seu bebê cresça forte e saudável em um ambiente tranquilo e harmonioso .

Com os líderes nas organizações modernas passa-se a mesma coisa . Quem pode confiar plenamente nos conselhos de um líder que se mostra cansado , debilitado pelas 15 , 16 horas de trabalho diárias ? Um líder que não faz exercícios físicos ou que não tem tempo para se alimentar adequadamente , passando horas a fio com um sanduiche e refrigerantes , quando muito ?

Meu ponto aqui é chamar a atenção para um detalhe que embora pareça mínimo, tem uma imensa relevância quando falamos em um líder integral , um líder que cuide não só das demandas de seus liderados ( e que não são poucas), das demandas da organização ( afinal de contas líderes e organizações vivem de resultados sustentáveis) e das demandas que são colocadas para si mesmo ( lembremo-nos de que somos seres humanos ).

Cuidar de si em primeiro plano é o passo fundamental  para garantir e sustentar a alta performance tão exigida pelas organizações modernas .  E cuidar-se significa estar em equilíbrio nas 4 dimensões da alta performance : Física , mental , emocional e espiritual .

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BEM VINDOS

Líder Integral é um blog criado com o intuito de fomentar discussões realistas e de caráter prático sobre o tema liderança .
Liderança tem sido um dos temas com o maior número de publicações e estudos no campo das ciências humanas e sociais , bem como é um dos temas que mais " tira o sono" dos profissionais de Recursos Humanos .
Afinal , o líder faz mesmo a diferença entre as organizações ? O líder representa de fato a imagem das organizações perante seus colabores e a sociedade ? Quais são os atributos de um líder efetivo ?
Estas e outras questões certamente serão temas de intenso e profundo debate a qual este blog se destina .
Por isso peço a participação ativa e criativa de todos aqueles aqueles que  são apaixonados pelo assunto , aqueles que de alguma forma estão envolvidos com o tema  e  aqueles que simplesmente gostariam de conhecer mais a respeito desta intrigante polêmica.