sábado, 10 de agosto de 2013

A ( não tão nova) Técnica TBC de gestão de resultados .

Recentemente assisti em um dos canais de TV à cabo um reality show chamado  " UNDERCOVER BOSS".
No programa CEOs , donos de empresas nos Estados Unidos se disfarçam de empregados e vão à campo verificar o que acontece em seus negócios de forma totalmente anônima .
Não raro descobrem muitas coisas que os relatórios gerenciais não mostram . Descobrem que seus empregados nem sempre gostam da empresa , que os gerentes não cumprem os seus papéis , que as regras , processos e procedimentos nem sempre são seguidos , e por aí vai .
Uma das técnicas informais que aprendi desde cedo em minha carreira foi a técnica TBC , que em bom português significa - Tirar o Bumbum da Cadeira . Trocando em miúdos , ir à campo , sair de sua confortável mesa de trabalho em algum requintado e moderno escritório e ir de fato onde as coisas acontecem , onde o show tem lugar , seja num ambiente de produção , numa outra filial e até mesmo na rua , junto aos clientes .
Não é preciso ser o CEO do programa da TV para fazê-lo e nem fazê-lo de forma disfarçada . Aliás , essa em minha opinião , é tarefa primordial de qualquer postulante e ocupante de uma posição de comando .
Mas , atenção !!!!! Esteja preparado para ver e ouvir coisas que podem chocá-lo e vale a recomendação . Como na boa regra do feedback , vá ouça , avalie , tome ações depois , mas por favor não se justifique ou tente explicar o que muitas vezes é inexplicável . Você está lá para entender e consertar o que não está andando muito bem .
Tenho certeza de que esta saudável prática no começo poderá parecer um tanto demagógica e estranha mas com o passar do tempo e sua transformação em algo periódico e rotineiro vai colaborar , e muito , não só para a melhoria dos negócios , bem como para a melhoria de sua reputação e reconhecimento como alguém que se importa com o trabalho das pessoas .
aliás poderia até ser uma das métricas dos famosos programas de avaliação de desempenho , performance e pagamento de Bonus . Fica a sugestão aos colegas de Recursos Humanos .

boa semana

Gilberto Sobrinho