domingo, 31 de julho de 2011

O PAÍS PRECISA URGENTEMENTE INVESTIR EM EDUCAÇÃO SE QUISER CHEGAR (DEVERDADE) AO PRIMEIRO MUNDO

Tenho participado de vários debates , seminários e entrevistas cujo tema é o apagão de mão de obra. Cada vez mais o país precisa de gente qualificada para poder avançar nas reformas e na economia e isso já não é mais retórica e sim a realidade que bate às portas das empresas brasileiras. E já não é mais " privilégio" das áreas de TI e construção civil , é parte do cotidiano das empresas. Recentemente em uma visita a uma empresa multinacional do setor alimentício a pessoa responsável pelo recrutamento de operários , reclamava comigo sobre as dificuldades de se contratar profissionais para o início da produção de produtos natalinos que se inicia agora em Agosto . Ela me dizia que estava praticamente impossível contratar empregados temporários para dar conta desta produção dos tais produtos de temporada ou os chamados " sazonais" , primeiramente porque poucos querem trabalhos temporários , dada a crescente oferta de trabalhos efetivos e em segundo lugar pela baixíssima qualificação dos que se apresentam .
E relação aos que buscam um emprego efetivo e com carteira assinada , nada a comentar . É legítimo que assim o seja mas , em relação a baixa qualificação é onde reside o grande problema . Já perdi a conta de quantos anos ouço falar na necessidade de se investir em qualificação , em melhorar a educação no país , em políticos com sua retórica e mania de dizer que os investimentos em educação nunca foram tão altos , que criaram "X" escolas técnicas e blá , blá , blá . Vejo também entidades que sempre foram bastiões da educação profissionalizante de qualidade , como o sistema "S" , Senai , Sesi e Senac , agora cada vez menos atuantes e com muito pouca expressão comparado aos tempos passados .
O que vejo sim são inciativas isoladas ( todas louváveis ,diga-se ) de empresas e entidades , que sentindo na pele a falta de mão de obra qualificada , não ficaram esperando sentadas apenas reclamando e forma à luta , mas para minimizar  uma situação pontual e que não resolvem o problema em sua essência .
Vejo o exemplo de países como a Coréia do Sul que decidiram investir seriamente em educação como ÚNICA  forma de sair do chamado terceiro mundo e participar das maiores fatias do bolo da economia mundial . Basta ver a pujança das maiores empresas Coreanas como Samsung , LG , Kia , Hyundai que ganharam o mundo com produtos de qualidade que fazem frente a quaisquer outras concorrentes de países mais tradicionais.
Quando é que vamos encarar de frente este problema e investir com seriedade em educação ? Só com a aliança do governo , empresas e sociedade é que vamos sair desta situação vergonhosa que passamos em nosso país .
Anexei um link muito interessante que ilustra muito bem o que estamos passando .
Aproveitem .