quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

" DIVERSEWASH" - AFINAL DE CONTAS AS EMPRESAS ESTÃO MESMO TRABALHANDO SERIAMENTE A DIVERSIDADE OU SÓ FAZENDO "ESPUMA" ?


Um dos temas que mais vejo nos websites, declarações de propósito, missão, visão, valores, das mais variadas empresas do planeta é  DIVERSIDADE. 
Sim todos estão preocupados com a diversidade e não é para menos. Diversidade é comprovadamente bom para os negócios, é bom para a imagem corporativa, é ótimo para a Inovação e em última análise também é bom para as pessoas. 
Vejo, no entanto muito se falar em PCD (pessoas com deficiência), LGBTs e empoderamento das mulheres. Empresas montando seminários, discutindo propostas, patrocinando workshops e eventos. Tudo muito importante, louvável e necessário. 
Mas será que as empresas estão de fato preocupadas com TODO O ESPECTRO de diversidade possível e disponível ? 
Tenho visto já tem bastante tempo muita preocupação com os mais jovens, os " Millennials ", geração Y, geração Z, etc. Mais uma vez, muito importante a preocupação com o tema, porém, não vejo o mesmo investimento (poucos ou quase nada na verdade) valorizando os mais experientes. Vejo muito poucos (quase nada) seminários, eventos, workshops, tratando de valorização de empregos e empregados acima dos 60 (de fato nem acima de 45, 50 ...). Vejo pouquíssimas empresas abrindo vagas de trabalho específicas para os mais experientes e nem tampouco se orgulhando de ter X% da força de trabalho de pessoas mais experientes. 
Posso estar redondamente enganado ( gostaria muito de estar ) mas estamos como empresas,  preocupados com a diversidade em todo seu espectro de fato ? Ou apenas estamos criando o que eu chamei livre e despretensiosamente de efeito "DIVERSEWASH" , parafraseando o termo Greenwash utilizado por empresas para valorizar ações de sustentabilidade ambiental somente com fins de marketing sem muita preocupação com ações efetivas de proteção ao meio ambiente de fato . 
Peço aqui ajuda dos leitores para que divulguem empresas que conheçam e que tenham ações concretas de valorização de força de trabalho diversa que vão além das citadas aqui. 
Aproveitando o gancho, os mais novos hoje serão os "velhinhos" consumidores de amanhã e eles podem muito bem valorizar produtos e serviços de empresas que se preocupam com eles desde jovens.

Boa semana.

Giba Sobrinho