sábado, 2 de março de 2013

SOBRE CORRIDAS DE RUA E LIDERANÇA


Além da minha paixão pelo tema Liderança , tenho uma segunda paixão que começou como uma forma de me manter em forma e saudável para poder acompanhar o crescimento do meu filho e acabou virando quase uma obsessão que são as corridas de rua , em especial as de maior distância com a maratona .

Ao longo destes mais de 10 anos de atividade como corredor participei de mais de uma centena de corridas, culminando com a primeira maratona realizada em 2011 .

Enquanto corria a maratona ao longo de quase 4 horas, tive muito tempo para pensar em quase tudo ( são 4 horas que parecem uma eternidade),  mas uma reflexão em particular tomou conta de minhas idéias e me ajudou muito a digamos, “ fazer o tempo correr”.

Pensei que todos os momentos daquela empreitada,  desde a decisão de encarar o desafio ( e confesso que até hoje não sei o que move o ser humano a enfrentar essas coisas )  , até aquele momento com sentimentos distintos entre avançar com todas as dores possíveis e imagináveis e até mesmo desistir.

O que mais me chamou a atenção foi como tudo aquilo era muito parecido com os trabalhos que executava como consultor em recursos humanos no desenvolvimento de líderes nas mais variadas organizações. Percebi como havia uma incrível semelhança entre as competências essenciais de liderança e as competências essenciais para se encarar o desafio de correr a maratona .

Aceitar o desafio , tomar a decisão de fazê-lo , planejamento,  mobilizar todos os envolvidos , preparação e treinamento , foco , flexibilidade e perseverança para seguir em frente mesmo com todas as adversidades, enfim uma gama de competências sem as quais não se consegue o tão almejado sucesso seja ele liderar uma equipe ou chegar ao final de uma maratona .

Ah não me esqueci de um ponto dos mais importantes : Celebração . Ou vocês pensam que eu não comemorei , e muito , ter chegado ao final da maratona ?

Quer se tornar um líder mais efetivo ?

Por que não começar a se preparar para uma corrida de rua ? Pode ser uma prova de 5 , 10 , 21 quilômetros ou até mesmo uma maratona . Com certeza isso vai ajudá-lo muito a compreender seu papel como líder e ajudá-lo a se tornar um melhor líder .

 

Gilberto Sobrinho

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Os 5+2F PARA A BOA GESTÃO DE EMPRESAS , ÁREAS E PESSOAS - E PORQUE NÃO DIZER PARA A VIDA

Recentemente em um seminário com foco em gestão de negócios ouvi do palestrante um conceito muito interessante sobre os 5F que toda empresa ou empreendimento deveriam levar em conta quando implementam um novo produto ou serviço :

Foco , Flexibilidade , Fast , Friendly e Fun .

Traduzindo : Todo negócio / empreendimento para ter sucesso precisa ter um foco muito claro em sua estratégia , abordagem , mercados , onde e como quer chegar . Flexibilidade para ajustar a rota conforme mudam os ares do " Sr. Mercado" , para enxergar e aproveitar novas oportunidades emergentes . Ser rápida ( Fast em inglês ) para cumprir a rota e agir , ter produtos e/ou serviços que sejam ao mesmo tempo amistosos , de fácil compreensão, agradáveis ( Friendly em inglês) e também que sejam experiências que tragam satisfação e diversão ( Do inglês Fun ) .

Só com estes 5 elementos já seria possível imaginar uma enorme gama de possibilidades .
É fácil verificar que na gestão de pessoas estes 5F não são muito distintos e plenamente aplicáveis . Foco na gestão de pessoas e nas próprias pessoas , afinal quem faz o negócio ter sucesso são as pessoas ( dinheiro , equipamentos , estratégias , recursos , são commodities e não um diferencial competitivo ) . Flexibilidade para entender o momento de carreira e vida de cada profissional e ajustar  estas necessidades para que se possa aproveitar o que cada um tem de melhor . Fast ou rapidez para que se possa ter o melhor profissional em cada uma das posições chave dentro da organização e tomar as ações de desenvolvimento o quanto antes , Friendly ou melhor traduzindo, tratar a todos de maneira amistosa e humana ter as estratégias , metas ,métodos , processos e resultados que sejam compreendidos e de fácil acesso a todos na organização e Fun ou seja , fazer com que o trabalho não seja uma árdua tarefa e sim uma experiência de aprendizado agradável , abrangente ,divertida e inesquecível . Já dizia um antigo ditado "  Faça aquilo que gosta com alegria e jamais terá que trabalhar um dia sequer na vida " .

Acrescento a estes 5F mais dois que considero fundamentais para a boa gestão das pessoas :
Follow up e Feed back . Acompanhar o que é desenvolvido pelas pessoas , não como forma de contrôle , mas como forma de observar possíveis ( e prováveis ) pontos de melhoria , de ajuste, de correção de rota . Follow up feito de forma inteligente e com foco na melhoria e no desenvolvimento é uma poderosa ferramenta para a manuntenção dos 5F anteriores .
E por último, mas não menos importante , o Feed back contínuo que mantém a liga e a estrutura motivacional para o progresso e desenvolvimento de todos .

Sem dúvida o Follow up e o feed back são os F fundamentais para a manutenção do Foco , da Flexibilidade , da agilidade ( Fast) , e que tornam as experiências de trabalho "Friendly and Fun" .

Ao escrever estas reflexões penso em como este conceito dos 5+2F se encaixam perfeitamente em quase todas as interações humanas .

Fica aqui a dica para reflexão : Como aplicar o conceito em outras áreas de nossa vida além da vida profissional ?

Como maratonista e amante das corridas de rua eu já fiz o exercício e os 5+2F se encaixam como uma luva. 

Boa semana

Gilberto Sobrinho