quarta-feira, 30 de março de 2011

A ENERGIA FÍSICA - COMBUSTÍVEL PARA O LÍDER INTEGRAL

Imaginemos a seguinte frase que com certeza já ouvimos muito em nossas vidas :

" Menino , você precisa se alimentar pois saco vazio não para em pé ."

Pois , é . Quanto mais eu mergulho nos meus estudos sobre liderança , mais eu percebo o quão antigos são os principais conceitos que regem esta maravilhosa arte de liderar . Não há nada de novo . Tudo é variação de temas . Sun Tzu na china antiga , Jesus Cristo , Ghandi , enfim uma série de líderes mas sempre os mesmos temas .

Quando nos posts anteriores eu comentei sobre os quatro tipos de energias que devem estar em equilíbrio - física , mental, emocional e espiritual , isto também não traz nenhuma novidade . A novidade nos últimos anos está no fato de que cada vez mais as organizações  estão " sugando "  literalmente os executivos na frenética busca por resultados , que tudo ficou resumido a eles .
Lembro mais uma vez a fábula da galinha dos ovos de ouro , que todos bem a conhecem .

Embora as quatro energias  sejam igualmente importantes , daí  a necessidade de tê-las em equilíbrio , a Energia Física é aquela sem a qual nenhuma outra pode existir .

Enquanto para os Atletas e trabalhadores braçais a necessidade de Energia física em abundância parece óbvia , para os executivos que em geral são avaliados pelo que fazem com as mentes , a energia física fica em geral relegada a um segundo plano .

Pois bem , Qual o veículo que consegue andar sem combustível ? Sem algum tipo de Energia ?  Nenhum de fato e o mais interessante é que as fontes de energia não são inesgotáveis como gostaríamos que fossem . Todos temos uma capacidade limitada de energia e que vai se esgotando à medida que a utilizamos e então chega um momento em que precisamos recompor esta energia , ou em termos mais práticos " encher o tanque " .

O tamanho deste reservatório de energia , ou "tanque' depende muito do padrão de nossa respiração, dos alimentos que consumimos e da hora em que comemos, da quantidade e qualidade do nosso sono , do grau em que buscamos recuperar nossa energia física ao longo do dia e do nível de nossa capacidade física.

Portanto o trinômio, respirar , comer e dormir  é muito importante para todo e qualquer líder que busque sua máxima performance .

Já parou para pensar em sua respiração ? Não ? Então relaxe , ninguém , ou melhor , poucos o fazem . A respiração é tão óbvia e necessária que só percebemos sua presença quando estamos em situações extremas de medo , ansiedade, tensão , quando engasgamos com algo , quando uma onda nos surpreende ou quando temos uma doença pulmonar grave como um enfisema .

A respiração é uma ferramenta poderosa para o auto-controle . A respiração profunda , suave e rítmica é simultaneamente uma fonte de energia, vivacidade e foco , assim como de relaxamento , calma e quietude.
Uma expiração mais longa, por exemplo, desencadeia uma poderosa onda de recuperação . Inspirar contando até três e expirar contando até seis diminui o estado de alerta e aquieta não somente o corpo mas também a mente e as emoções.

Outra fonte importante de energia vem dos alimentos que ingerimos. É preciso fugir dos extremos. Com o estômago vazio , é difícil pensar em qualquer coisa além da comida. Por outro lado , comer demais de forma crônica significa " excesso " de recuperação , leva à obesidade e compromete a energia, além de prejudicar tanto o desempenho como a saúde .

Quantos de nós já não viveu ou viu alguém na seguinte situação : Sai de casa tomando apenas um café puro e uma torradinha , e em geral já observando as mensagens no smartphone , mandando emails para os pares e subordinados . Algo familiar ? O que pode se esperar da performance de alguém que após 8 ou 9 horas de jejum ao dormir , carrega seu " tanque " com um cafézinho e uma torradinha ?
Continuando a nossa estória. Chega no escritório e já vai para uma reunião de duas horas regada a café e bolachas ou às vezes sem absolutamente nada ? Sai da reunião exausto e ao chegar em sua mesa de trabalho , emails para responder ( em geral todos muito urgentes e importantes ) , funcionários demandando por ajuda e assim passa a manhã toda sem nem pensar em recompor as energias .

Hora do almoço . Vamos para algo mais nutritivo ?  Infelizmente hoje não vai dar tempo de almoçar . Pede um bom sanduiche com refrigerante e comemos ali mesmo na mesa de trabalho , afinal , o tempo é curto , e os resultados . Ahhh os resultados .....

À tarde uma reunião com clientes e lá se vai a oportunidade de se recuperar a energia , que aliás já está bem baixa pois aquele " sanduba" está consumindo a pouca energia que restava em seu longo processo de digestão  Fazer de cinco a seis refeições altamente nutritivas e de baixa caloria por dia é uma prática que garante a recuperação energética regular .

Em geral somos seres cíclicos e por isso precisamos nos alimentar , dormir , etc. em intervalos regulares . A média de tempo entre uma refeição e o momento de se alimentar novamente em geral é de 90 a 100 minutos ,dependendo de cada indivíduo. Já reparou que as recomendações dos nutricionistas , das dietas sérias , médicos e treinadores de esportes em geral é de que se coma mais ou menos a cada uma hora e meia ? Coincidência ? Claro que não .

Imagine a seguinte situação ( ideal em meu ponto de vista ):

Primeira refeição lá pelas 7:30hs , 8:00 hs . Uma hora e meia depois já começamos a bocejar , a energia baixa , vem uma canseirinha. Sinal do organismo que precisamos reabastecer . São 10:00 hs , 10:30 hs fazemos uma pausa para um lanche ( Uma fruta ou uma barra de cereais , um suco de frutas , um punhado de castanhas são mais do que suficientes ) . Mais uma hora e meia e já são aproximadamente 12:15hs . Advinha o que acontece ? lá se foi a energia de novo . Agora é hora do almoço . Este é o momento de uma refeição mais encorpada , o que não quer dizer se empanturrar de sanduiches , massas , refrigerantes . Uma refeição equilibrada ( carne, legumes , verduras , um pouco de carboidratos )  vai garantir uma boa reserva de energia para o início da tarde . Aqui vale muito a dica . Não almoce e volte imediatamente ao escritório . Aproveite o tempo ( em geral 1 hora ) para um descanso , uma caminhada curta. Evite falar de negócios ou trabalho neste horário . Lembre-se de que vale a pena investir no descanso, mesmo que curto , do que comprometer a performance  .Lá pelas 15:00 hs , mais um lanchinho e rápido descanso e pronto para terminar o dia tranquilo . Percebeu que para cada refeição houve um intervalo aproximado de uma hora e meia aproximadamente ? Outra coisa interessante é o descanso . Será que a siesta dos países hispânicos acontece por que eles são preguiçosos ? Obviamente que não . Está cientificamente comprovado que o descanso após o almoço aumenta em muito a recuperação e reserva de energia .

E o que dizer da água ? Anda tomando a quantidade suficiente ? Digamos uns dois litros por dia ? Não ????  A água é outro recurso muito negligenciado . Só nos lembramos dela quando estamos com muita sede e aí já é tarde pois o corpo já está em processo de desidratação . Vale para a água as mesmas regras da comida . Em intervalos regulares , independentemente de se sentir sede.

Depois de comer e respirar , a fonte mais importante de recuperação é o sono .
Aqui valem os mesmos conselhos de que os nossos antepassados sempre nos davam . Dormir em média de 7 a 8 horas por noite para reparar as energias .
Como corredor amador , uma das máximas a que sempre somos expostos , é a de que o após os treinos estamos mais fracos e a evolução vem com o descanso . Sábias Palavras .

Para se obter a máxima performance no trabalho ( e por que não dizer na vida como um todo ) , é preciso dormir ( não no trabalho , obviamente ) . A necessidade de sono varia com a idade, gênero e predisposição genética , mas em geral a média está entre 7 e 8 horas por dia. Várias pesquisas mostram que a tanto a privação de sono ( ou falte de recuperação ) como seu excesso ( ou excesso de recuperação ) são igualmente perigosos para a saúde .
O período em que dormimos também é importante . Operários que trabalham em turnos rendem menos e suas decisões são mais pobres que os que trabalham durante o dia e dormem à noite . Em geral decisões tomadas após muito tempo de trabalho tendem a ser menos eficazes do que aquelas tomadas mais cedo . Portanto , " Quanto mais , por mais tempo e mais tarde da noite você trabalhar, menos eficiente e mais propenso ao erro você se tornará ."  Fique atento a qualidade e quantidade de seu sono e aumente significativamente seu rendimento .

Para finalizar a realização de exercícios físicos para melhorar a capacidade de recuperação e fortalecimento , são fundamentais para todo profissional . Ela ajuda na indução do sono , no fortalecimento da musculatura , na melhoria da respiração , no apetite e no consumo de água. além disso , ajuda a combater o stress , reduzir os níveis de gordura e açúcar no sangue . São excelentes para ajudar a melhorar a concentração e o foco , enfim tudo que o chamado " atleta corporativo " precisa para aguentar , com alta performance , as atividades do dia a dia .

Pense em tudo que foi dito aqui e no quanto você está perto ( ou distante) de práticas de manutenção de sua energia física . Faça uma análise rigorosa e busque alternativas criativas para contornar a famosa" falta de tempo" . Lembre-se que sem energia física ou sem disposição , não existe profissional que sustente a alta performance requerida hoje em dia.
Lembre-se que ninguém admira ou segue um líder que aparenta cansaço ou debilidade física .

Se precisar de dicas , sugestões , se quiser saber mais , escreva para mim (gilberto.sobrinho@uol.com.br) e terei o maior prazer em ajudá-lo.


Gilberto Sobrinho