sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A GALINHA DOS OVOS DE OURO - LIVRE ADAPTAÇÃO PARA O MUNDO CORPORATIVO

Creio que muitos de vocês conhecem as fábulas de Esopo.


Um camponês e sua esposa possuiam uma galinha, que todo dia, sem falta, botava um ovo de ouro.

Supondo que dentro dela deveria haver uma grande quantidade de ouro, eles então a sacrificam, para enfim pegar tudo de uma só vez.

Então, para surpresa dos dois, viram que a ave, em nada era diferente das outras galinhas.

Assim, o casal de tolos, desejando enriquecer de uma só vez, acabam por perder o ganho diário que já tinham assegurado.


Moral da História:
Quem tudo quer, tudo perde.





Em minha carreira de consultor , tenho estado em muitas empresas ministrando treinamentos para lideranças em todos os níveis e apesar das louváveis inciativas em prover os gestores de informações e conhecimento sobre como ser um melhor líder , como gregar valor para a organização , como reter os talentos , não vejoainda uma preocupação sincera com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional . Vejo cada vez mais pressão , cada vez mais o " fazer mais com menos " e assim os executivos vão sendo "sugados" em seu potencial e assim vão caminhando dentro das organizações até o próximo surto de Stress . Recentemente estive em uma empresa onde o presidente simplesmente morreu de enfarto em uma viagem de negócios . Diga-se a quarta viagem internacional em 15 dias .
Vejo muito discurso , vejo poucas iniciativas louváveis em direção a proporcionar um equilíbrio para estes profissionais . Por sorte vejo também esta preocupação aumentando tantppor parte das empresas que vem proporcionando esta possibilidade de maior equilíbrio para os executivos , quanto por parte dos profissionais que em muitos casos trocam posições de destaque por outras organizações mais humanas e centradas e que proporcionem este equilíbrio .
Em plena era do chamado apagão de talentos as organizações precisam não só criar mecanismos de atração de talentos para suas organizações , mas principalmente cuidar dos talentos que já tem em casa  , com políticas e iniciativas verdadeiras que proporcionem este tão desejado equilíbrio entre o pessoal e o profiassional . Ah , e não adianta mintar uma cademia de gisática na empresa , com equipamentos de primeiro mundo e personal trainer à disposição , se a carga de trabalho faz com que o profissional trabalhe 15 horas por dia e não tenha tempo de usufruir dela . Isso não é sério .
E, como na fábula de Esopo , matar a galinha para estrair tudo dela pode não ser uma boa idéia .

aproveitem o final de semana

Gilberto Sobrinho

Revista Panorama RAC - Recursos humanos

Caros , o link deste post tra uma série de entrevistas sobre recursos Humanos  veiculados na revista Panorama RAC de Setembro .
Na primeira reportagem , eu falo sobre as tendência de RH .
aproveitem
Gilberto Sobrinho