sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A ENERGIA ESPIRITUAL . A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM PROPÓSITO NA VIDA .

Neste último capítulo da série o líder integral , abordarei o tema Energia Espiritual .
Quando falo de energia espiritual , não estou falando de religião , e sim de se ter um propósito na vida . Algo maior , um objetivo no qual cada um poderá ( ou não) ser lembrado . aquilo que se fez em vida , como ajudou os outros em suas jornadas , enfim algo maior do que o sucesso na carreira ou na vida pessoal . 
Energia espiritual diz respeito a conexão que cada um estabelece  com o seu conjunto maior de valores . 
Como sustentar a energia espiritual ? Isso acontece quando estabelecemos um equilíbrio entre o compromisso com os outros e a adequada atenção a nós mesmos com paixão , compromisso, integridade e honestidade . 
Em geral a importância da energia espiritual é mais claramente percebida por nós quando nos defrontamos com alguma perda , alguma tragédia  ou quando somos acometidos de uma grave doença que nos coloca frente a frente com a possibilidade iminente da morte. 
Assim como as outras 3 energias , a energia espiritual também é gasta ( como nos momentos de perda citados anteriormente , por exemplo ) e assim também precisa ser renovada.
A renovação da energia espiritual se dá em geral quando nos sentimos inspirados e reconectados aos nossos propósitos e valores mais profundos.
Algumas formas de renovação espiritual : Caminhar em meio à natureza, ler um livro inspirador, ouvir uma música inspiradora, meditar , fazer ioga, rezar, momentos de profunda reflexão , ajudar os mais necessitados , enfim uma série de atividades que nos mantermos conectados com os nossos propósitos e valores. 
Expandir a capacidade espiritual é algo que exige a subordinação de nossas necessidades materiais a algo maior do que o nosso próprio interesse . Quanto mais estivermos ocupados com os nossos próprios medos e problemas, menos energia teremos
à nossa disposição para concretizar qualquer ação positiva. 

Portanto fica aqui um convite para que cada um se lance em uma jornada para a descoberta de seus verdadeiros valores e propósito de vida e expandi-la o que envolve , mais uma vez, ultrapassar a zona de conforto. 
A energia do espírito humano pode superar até mesmo severas limitações físicas . 


REsumo :
Não é o tempo que é o nosso maior ativo , e sim a energia .
sta energia acontece em 4 dimensões : Física , Emocional , Mental e Espiritual . 
ENERGIA FÍSICA :
-Nos fornece o combustível essencial para a vida .
-Precisa ser constantemente renovada
-Fazer pausas ao longo do dia para recuperá-la
-Criar rituais para a saúde física
ENERGIA EMOCIONAL
-Está diretamente relacionada à qualidade de nossos relacionamentos
-Quanto estiver com alguém , " esteja com ela de fato " , dê atenção ao que ela diz . 
-Cultive emoções positivas
-Tenha rituais de relaxamento 
-Faça atividades só pelo prazer da atividade e nada mais .
ENERGIA MENTAL :
-Faça pausas regulares em seu dia de trabalho .Permita que sua mente descanse. pratique a " oscilação" 
-Desafie seu cérebro a pensar de forma diferente . expanda-o com atividades diferentes daquelas que está habituado .
-Descubra qual é a atividade que mais te ajudar a relaxar 
ENERGIA ESPIRITUAL :
-Qual é o seu propósito de vida?
-Quais são os seus valores mais profundos?
-Descubra uma atividade que possa lhe ajudar a manter-se conectado com os seus valores. 


CAda um certamente tem uma forma de atuar e de criar seus rituais para cada nível de energia . 
O mais importante é manter o equilíbrio . De na da adianta trabalhar 15 , 16 horas por dia e perder o contato com a família . De nada adianta ter sucesso nos negócios , se não tiver alguém com quem compartilhar. Será que compensa , não ver os filhos crescerem em troca de uma conta bancária recheada? 
Enfim , espero que aproveitem ao máximo tudo que foi dito nesta série. Recomendo alguns livros interessantes para leitura:
Livros auto-biográficos em geral 
O monge e o executivo - James Hunter
Stress ao seu favor - Susan Andrews
Envolvimento total  - Jim Loehr / Tony Schwartz
Inteligência emocional - Daniel Golleman
O Ócio Criativo - Domenico Demasi . 


Bom final de semana 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O LÍDER INTEGRAL - ENERGIA MENTAL MANTENDO O FOCO E O OTIMISMO

Assim como a Energia Física e Emocional são importantes para o líder integral , Nada é tão importante para o desempenho e engajamento do que a capacidade de nos concentrarmos nas tarefas que temos diante de nós . O desempenho excepcional depende de nossa capacidade de concentração e foco e também é preciso ter o que é chamado de otimismo realista - ver o mundo exatamente como ele é  mas , trabalhar positivamente na direção daquilo que desejamos.
Já foi dito que a fórmula da infelicidade é baseada em focarmos nossos trabalhos em expectativas irreais . Daí advém a frustração e em muitos casos a depressão que leva muitos líderes ao abismo .
Mais do que nunca o energia mental decorre dos pensamentos positivos ( o psicólogo Martin Seligman estudou este efeito do pensamento positivo por muitos anos - recomendo a leitura para os que desejam se aprofundar mais no tema ). Ao mesmo tempo é preciso estar atento aos pensamentos negativos embora alguns deles possam ser úteis para direcionar nossa atenção para necessidades básicas importantes que não estão sendo atendidas como comida , repouso , etc. é importante porém saber separa pensamento negativo de pessimismo , que nos torna defensivos ao invés de de n os voltar para a solução do problema.

A IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO SISTÊMICA DA ENERGIA MENTAL
Alguém já foi recompensado em seu trabalho por fazer intervalos regulares, por fazer ginástica no meio do dia ou qualquer outra atividade que não seja trabalhar , produtividade , hora extra , etc.?
Aqui é lançada uma pergunta : Onde você está quando tem suas idéias mais brilhantes? No chuveiro ? Caminhando ? Tomando uma boa taça de vinho após o jantar  ? Ouvindo música? Tirando um cochilo rápido após o almoço ?
Esses momentos de relaxamento ao longo do árduo dia de trabalho são muito importantes para a recuperação da energia mental . Chamados de oscilação , eles permitem ativar áreas diferentes do cérebro , o que ajuda a processar as informações de formas distintas .É sabido por todos que s hemisférios direito e esquerdo de nosso cérebro possuem qualidades próprias e distintas .
Os processos criativos em si é oscilatório. A forma mais elevada de criatividade depende de um movimento rítmico entre envolvimento e distanciamento, entre atividade e repouso . Embora ambos os lados do cérebro sejam necessários para a solução , nenhum dos dois é suficiente por si só .

DESAFIE O SEU CÉREBRO
Assim como os músculos , o cérebro quando pouco , ou não utilizado , tende a perder a sua função , a atrofiar-se . A mesma lógica de exercitar-se regularmente para se manter um músculo saudável e forte é válida par o cérebro e também como nos músculos é preciso levá-lo a um esforço maior do que ele pode para depois no momento de descanso ela possa efetivamente se desenvolver , tornando-se então cada vez mais forte .
Assim , é preciso desafiar nosso cérebro para que ele possa ir além da zona de conforto  e depois criar momentos de descanso e relaxamento para que ele possa "crescer" e manter-se ativo , minimizando o declínio mental que naturalmente decorre com o avanço da idade.

PERGUNTAS PARA AJUDÁ-LOS A MELHORAR E MANTER O EQUILÍBRIO MENTAL
Você tem feito pausas regulares durante o seu dia de trabalho ?
Tem feito alguma atividade diferente do seu trabalho que lhe ajude a " oscilar" , a descansar sua mente de forma contínua ?
Qual é a atividade que mais lhe ajuda a relaxar ? Pintura , música, corrida , leitura ( não relacionada ao trabalho ) , caminhar , cozinhar .