sexta-feira, 4 de março de 2011

OS PECADOS MORTAIS DA RETENÇÃO DE EMPREGADOS

Muitos de nós profissionais de RH , gestores de empresas, gestores de áreas de negócios certamente está bastante animado com as perspectivas de crescimento da economia que o Brasil vem experimentando nos últimos anos e com as perspectivas de continuidade para 2011 e além ( lembrei-me do personagem Buzz Lightyear dos fabulosos desenhos da série Toy Story que tanto assisti com o meu Filho Dudu) .
Muitos estão buscando a fórmula mágica ou a resposta para a pergunta de um milhão de reais que é : O que faço para reter meus talentos , os meus melhores profissionais ?

Certamente a resposta a esta pergunta não é única pois depende de cada organização, sua cultura , seus valores , suas estratégias e das reais intenções em reter as pessoas que mais agregam valor aos negócios.

Antes porém de pensar no que fazer é preciso se pensar no que não fazer e o que evitar  . Como já dizia o falecido Coronel Rolim Amaro , fundador da TAM . " Antes de se pensar em ganhar é preciso para de perder " numa clara alusão aos desperdícios de toda sorte que as organizações se permitem inclusive os DESPERDÍCIOS DE TALENTOS .

Por isso gostaria de trazer aqui alguns pontos muito interessantes que encontrei em um pequeno livro chamado : " The Deadly Sins of Employee Retention - dos Autores Mark Murphy e Andrea Burgio-Murphy, ou em português : Os Pecados Mortais da Retenção de Empregados .

Pecado número 1 :  TRATAR A TODOS DE FORMA IGUAL
Sob a ótica da constituição e sob o ponto de vista moral e ético esta declaração é perfeita  porém sob a luz organizacional não . Cada organização tem as posições que são mais importantes para a estratégia dos negócios e são nessas posições que devem estar os empregados mais talentosos . Você conhece as posições de maior valor em sua organização? E as pessoas de talento ?

Pecado número 2 : PROGRAMAS E SOLUÇÕES DO TIPO "TAMANHO ÚNICO"
As organizações são compostas de pessoas e cada pessoa tem um grupo de motivadores distintos , por isso soluções que servem para todos os empregados em uma organização acabam atingindo apenas uma parte dos empregados . Você sabe o que motiva cada um de seus empregados ? Será que as ações e programas de sua organização estão contemplando os profissionais mais importantes ?

Pecado número 3: NÃO DAR ATENÇÃO AO EMPREGADO EM SEUS PRIMEIROS 90 DIAS NA ORGANIZAÇÃO.
Para a retenção dos melhores nada mais adequado do que uma boa primeira impressão . A forma como o profissional é recebido em seu primeiro dia de trabalho , em sua primeira semana com os novos colegas e em seus primeiros 90 dias na organização é uma das mais poderosas formas de retenção . Isso define a forma como ele cria vínculos com a nova organização e com os novos colegas de trabalho.

Pecado número 4 : DEIXANDO OS EMPREGADOS IREM EMBORA
Uma das mais comuns situações que encontramos na vida corporativa é aquela em que a pessoa pede sua demissão e o gestor simplesmente diz : Ok ! sem muitas vezes nem ao menos tentar entender o que se passou   na cabeça do funcionário , quais foram os reais motivos , o que talvez o fizesse repensar a demissão . Fato: Os empregados se juntam as empresas , mas em geral deixam os chefes. Em uma época de falta de profissionais qualificados e talentosos no mercado toda e qualquer tentativa para se manter um empregado talentoso é válida ( principalmente aqueles que dizem respeito à preparar os líderes para isso ). E se não tive outra alternativa deve-se fazer com que a saída dele seja a mais bem feita e tranquila possível . Lembre-se : Uma pessoa de talento pode sempre querer retornar à organização.

Pecado número 5 : VIRAR AS COSTAS AOS QUE SAEM
Mais comum do que deixar um empregado que pede demissão sair sem ao menos tentar retê-lo , é simplesmente esquecer que ele um dia existiu . Em geral muitos dos que saem são malditos dentro das empresas, chamados de mal agradecidos , a famosa frase " Ele nem era tão bom assim " e coisas do gênero . Um bom funcionário que se sente prestigiado, valorizado  mesmo quando de sua saída , não pensará duas vezes em retornar ,caso sua decisão de sair não tenha sido bem sucedida e aí a organização tem que estar de portas abertas para ele . Altruismo? Não . Vale lembrar que um funcionário que retorna já conhece a cultura da empresa , já está treinado para o trabalho que fazia e pode trazer novos e valiosos inputs do mercado enquanto esteve fora . E em dias de " apagão de mão de obra " isto pode ser fundamental .

Caros , obviamente que estas sugestões devem ser consideradas em cada organização e em cada caso individual , mas o mais importante é que cada organização deve fazer sua " lição de casa" e construir um ambiente de trabalho que seja favorável à retenção dos melhores. Bom ambiente de trabalho , trabalhos desafiadores , autonomia para que as pessoas possam colocar em prática o que aprendem , desenvolvimento profissional e lideranças capacitadas para entender os motivadores de seus comandados ou simplesmente liderar .

Gilberto Sobrinho