quinta-feira, 28 de julho de 2011

O LÍDER INTEGRAL - ENERGIA EMOCIONAL - TRANSFORMANDO AMEAÇAS EM DESAFIOS .

Dando continuidade as 4 dimensões de energia que fazem parte do que chamei de " LÍDER INTEGRAL " , além da energia física , a primeira e mais importante delas pois fornece o combustível necessário para acionar nossas habilidades e talentos e atingirmos a alta performance, a segunda energia que vou comentar é a Energia Emocional.
Só conseguimos o nosso melhor nível de performance quando acessamos emoções agradáveis e positivas , entre as quais destaco a alegria, o desafio , a aventura , a oportunidade entre outras.
Quando acessamos emoções negativas que via de regra são fruto de ameaças , raiva, tristeza, medo de errar , em geral  nossa capacidade de atuar em patamares superiores de performance , bem como a nossa saúde são drenadas significativamente .
A forma como administramos nossa inteligência emocional  , lembro aqui o excelente livro - Inteligência Emocional  de Daniel Golleman - ou como administramos nossas emoções é uma das chaves pára o equilíbrio e consequentemente a alta performance e de  uma maneira prática o autocontrole e autoconfiança em nossas atividades e interações sociais no dia a dia .

O CUSTO DAS EMOÇÕES NEGATIVAS.
São muitos os estudos e artigos publicados que mostram o quanto emoções negativas são prejudiciais ao ser humano podendo em muitos casos levar à doenças cardíacas crônicas, câncer e até à morte. Emoções negativas crônicas como raiva , depressão , mau humos , raiva, medo , levam o ser humano à um alto nível de liberação de hormônios de Estresse em especial o cortisol que pode levar à morte. De uma forma prática , se um líder provoca em seus liderados e colegas , medo , raiva , angústia e defensividade, ele mina progressivamente a capacidade deles terem um desempenho acima do esperado e em muitos casos nem mesmo o desempenho mínimo necessário .

RENOVANDO A ENERGIA EMOCIONAL .
Como a energia física a energia emocional precisa ser recarregada , renovada .
Quantas vezes por semana você devota a determinadas atividades só pelo prazer e pela renovação que elas trazem ? Quanto do seu tempo você diria se sentir profundamente relaxado ? Quando foi a última vez que você deixou de fato as coisa simplesmente acontecerem , se desligou completamente?
A chave para isto ? Geralmente nos sentimos relaxados , revigorados , ou em outras palavras ,emocionalmente recarregados , quando fazemos algo que realmente gostamos . Pode ser , caminhar , jardinagem , ler um livro interessante , praticar um esporte , ir a um museu , assistir um espetáculo ou até ficar em silêncio após um dia exaustivo de trabalho . Não importa . A chave para a renovação emocional é transformar essas atividades em prioridade , em tempo sagrado , afinal , o prazer é ingrediente fundamental para o alto desempenho . Mas lembre-se : A qualidade e a profundidade da renovação emocional é um diferencial .
A FORÇA DOS RELACIONAMENTOS COMO FONTE DE RENOVAÇÃO .
A renovação Emocional é mais complexa do que a renovação física. Uma das forma mais poderosas de renovação física está nos relacionamentos . Falo aqui de relacionamentos verdadeiros e profundos e com equilíbrio entre dar e receber . Quantas vezes na semana você janta com toda a família ? Quantas vezes se reúne com amigos par uma conversa agradável ? ou em termos de liderança , quantas vezes você sai com sua equipe de trabalho para um happy hour ou um jantar informal onde trabalho não é  o tema da conversa ?
Quantos bons amigos você tem no ambiente de trabalho ?

EXPANDINDO A CAPACIDADE EMOCIONAL
Assim como na atividade física onde para se ganhar resistência muscular é preciso ir sempre um pouco além da capacidade dele , ganhar resistência emocional também requer ir além de nossa capacidade atual , ir além de nossa zona de conforto .
Por exemplo : Como fazer para melhorar a capacidade de ouvir ? Ou para aumentar a paciência ? Para cada situação é preciso criar um ritual para que a mudança de hábito - de não ouvinte para bom ouvinte , ou de impaciente para paciente. Criar um hábito significa , disciplina , regra e por isso é importante ter a disciplina para mudar .

Muitas vezes o fato de estarmos aparentemente à toa , ou relaxando pode nos parecer uma perda de tempo ou falta de compromisso , mas é importante lembrar que mesmo as melhores máquinas ou os mais sofisticados dispositivos criados pelo homem precisam de uma manutenção preventiva para poder estar sempre em sua melhor performance . Um maratonista praticamente não treina , apenas descansa , antes de uma grande prova  pois sabe que vai precisar de todo seu potencial na hora mais importante que é a hora da prova , a hora de mostrar que toda a árdua preparação valerá a pena .