segunda-feira, 4 de junho de 2012

O PAPEL DO LIDER NA RETENÇÃO DOS TALENTOS

Nos últimos anos verificamos a ascenção do Brasil como uma potência econômica passando para sétimo e chegando ao sexto lugar entre as nações com a economia mais forte do planeta . Isso em parte , se deu por conta da desaceleração econômica dos Estados Unidos e Comunidade Européia o que levou as empresas a investirem em países emergentes em especial os chamados " BRICS" . Isto trouxe para o Brasil um volume considerável de ingresso de capital  de qualidade , aqueles que não vem exclusivamente para se aproveitarem das taxas de juros mais elevadas do planeta , mas sim investimentos em produção , capital investido para a criação de novos produtos , fábricas e empregos . Além disso os eventos esportivos agendados para o país em 2014 e 2016 além dos investimentos no pré-sal aqueceram o mercado de trabalho com a procura frenética por profissionais qualificados . Infelizmente a velocidade de formação de mão de obra qualificada e os investimentos em educação , estão anos-luz distantes desta realidade e não serão resolvidos no curto prazo ( estimo no mínimo entre 15 à 20 anos se coeçarmos de maneira séria , agora ) começou-se então uma verdadeira " guerra " pelos talentos , pelos mais qualificados e pelos nem tão qualificados assim, tamanha foi a necessidade de mão de obra em todos os níveis .
A preocupação com a atração dos talentos acabou por mascarar a necessidade que todas as organizações tem de reter os melhores profissionais que possui .
Sabemos que as pessoas são atraídas para uma organização pelas coisas boas que ela tem , sua visão , missão , valores , produtos , comportamento ético , responsabilidade sócio-ambiental , enfim a imagem que elas projetam na mídia e na sociedade .
Porém ao entrar em uma organização muitas destas pessoas acabam se desencantando com uma série de situações que não aparecem nos belos websites e na mídia .
A maior parte deste desencanto e a principal fonte de turnover nas organizações está por conta da atuação da chefia imediata .
Em recente pesquisa promovida por uma entidade de pesquisa da área de recursos humanos foram levantados os principais fatores para a retenção de pessoas de talento nas organziações .
São elas : oportunidades de progresso , oportunidades de desenvolvimento , oportunidades de aplicação do aprendizado na prática , comunicação aberta e franca com a chefia imediata , ter feedback sobre o trabalho que está desempenhando .  
Se não todos os ítens citados anteriormente pelo menos 90% deles estão sob a responsabilidade da chefia imediata no desenvolvimento das pessoas com as quais trabalham . Portanto torna-se praticamente desnecessário dizer que as organizações precisam ter maior atenção aos líderes de sua organização , pois ao mesmo tempo que vivemos uma escassez de profissionais qualificados , vivemos também uma escassez de lideranças o que pode provocar em curto prazo um colapso naquelas organziações que não investem adequadamente em seus líderes.
Afinal do que precisam os líderes nas organizações ?
Praticamente as mesmas coisas das quais citamos anteriormente : oportunidades de aprendizado , de desenvolvimento , autonomia para o trabalho , entre outras mas sobretudo  o reconhecimento de que também são humanos e precisam de atenção , jornadas de trabalho mais humanizadas , um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal , mais qualidade de vida . Só assim estes profissionais poderão de fato atuar de forma efetiva na retenção de seus melhores profissionais .

Gilberto Sobrinho