terça-feira, 22 de março de 2011

O LÍDER INTEGRAL - A ENERGIA , E NÃO O TEMPO, É O NOSSO RECURSO MAIS PRECIOSO

Em meu último post falei muito à respeito doas dimensões de atuação do líder integral : Física, Mental , Emocional e Espiritual . No equilíbrio destas 4 dimensões é que residem o segredo para a  manutenção de alta performance no trabalho e na vida como um todo. 


Este equilíbrio só é possível à medida em que o líder toma consciência de que não é o tempo , e sim a Energia é o recurso mais importante para todos que estão na árdua tarefa de liderar . 


Vivemos na era digital, na era da informação . O ritmo é corrido . Imaginemos o seguinte diálogo entre dois executivos : 


- Como vai ?
- Bem , você sabe naquela correria de sempre. 
- É o tempo anda muito curto, quase não dá para fazer nada .
- Eu sei bem o que você está dizendo. Tudo é para ontem .
- Pois é . Mas tudo bem vamos tocando o barco .


Alguma coisa familiar neste diálogo ? 


Celebramos a largura , ao invés da profundidade . Somos medidos pela quantidade de coisas que podemos fazer ao mesmo tempo . Aterrisamos em uma dezenas de lugares em poucos minutos porém , raramente ficamos neles por muito tempo .


Estamos 100% do tempo conectados com as maravilhas do mundo moderno como os smartphones , notebooks , tablets ( versão 1, 2 , 3...) , vídeo conferências , mal alimentados ( não sobra tempo para estes luxos ....)  e movidos a cafeína em quantidades suficientes para derrubar um Elefante adulto .


Estamos tão desequilibrados que quando voltamos pra casa , ao final de mais um "daqueles dias " de trabalho, estamos tão exaustos que nem vemos a nossa família e atividades de lazer ou hobby como uma fonte de alegria e renovação de  energia e sim como mais uma fonte demandante em nossa vida já tão sobrecarregada. 


Estamos sempre e cada vez mais famintos por tempo , mas preencher o nosso dia com atividades e administrar este tempo de forma eficiente não é garantia alguma de que estamos fazendo o nosso melhor , ou em outros termos que estamos alocando a nossa energia de forma inteligente .


Não costumamos dar a devida importância para a energia em nosso trabalho e vida pessoal, assim não conseguimos alocar a energia adequada em termos de quantidade , qualidade e foco em nossas atividades . 


Vale a pena lembrar que o dia tem apenas 24 horas mas, a quantidade e a qualidade de nossa energia de que dispomos , não. 


Outro ponto relevante é que os líderes são os principais motores da Energia Organizacional . É através deles que as coisas acontecem . 


Um líder só pode estar totalmente engajado e comprometido com a organização , se estiver fisicamente energizado, emocionalmente conectado, mentalmente concentrado e espiritualmente alinhado com objetivos que sejam maior que o seu interesse pessoal imediato.


Como estão os motores  ( líderes) em  sua organização ? Os líderes estão em equilíbrio ? Sabem administrar a Energia de forma adequada ?  Estão atuando com profundidade nos projetos relevantes ? Ou estão apenas " pulando de galho em galho " entre uma e outra dita " prioridade ?


Motores , assim como líderes , rendem muito mais quando um bom plano de manutenção preventiva periódico e melhorias contínuas são aplicados , quando ao menor sinal de falta de rendimento são rigorosamente analisados e arrumados evitando uma quebra mais importante , só utilizam " peças " originais , de fontes conhecidas , as melhores do mercado . 


O que tenho visto muito por aí são o que eu chamo de " Gambiarras organizacionais" ( um cursinho aqui , uma folguinha de dois dias alí , um bônus acolá .) apostando que desta forma " dá para tocar " e assim vai . 


Um profissional totalmente engajado e comprometido começa quando ir ao trabalho pela manhã é algo extremamente prazeiroso e voltar para casa à noite uma fonte de alegria e real recuperação e principalmente quando se entende muito claramente a fronteira entre os dois momentos.  


Como estabelecer este equilíbrio de energias e ter profissionais mais engajados e comprometidos ?


Em meus próximos posts tratarei deste assunto de forma bem prática e direta . 


Gilberto Sobrinho