terça-feira, 15 de setembro de 2015

O VALOR DA LIDERANÇA EM TEMPOS DESAFIADORES

Olá .

Que estamos vivendo tempos mais difíceis e desafiadores no ambiente de negócios não chega a ser uma novidade . É só abrir os sites de notícias e lá estão todos os dias inúmeras matérias sobre o tema: Inflação em alta , economia em desaceleração , crise política , etc.

Depois de mais de vinte anos trabalhando com pessoas em ambientes corporativos e sociais, pude observar que as organizações que tem em seu corpo de liderança ( e aqui falo desde o CEO até o nível de liderança operacional ) pessoas mais preparadas, são as que saem melhor, mais rápido  e mais fortes destes períodos desafiadores.

Embora pareça óbvia esta observação, ainda vejo com muita ( mas muita mesmo ) frequência as organizações reduzindo seus quadros de liderança para , digamos , " reduzir custos " e além disso reduzindo ou quase extinguido ações de treinamento e desenvolvimento tanto de seus colaboradores como de seu corpo de liderança . Seria algo equivalente a cortar a força de vendas em momentos difíceis , quando o que mais se precisa é de vendas , fechamento de negócios .

Certamente também vejo muitas empresas investindo em programas de desenvolvimento e em especial programas de coaching para seus líderes,  o que ao meu ver me parece ser a MAIS INTELIGENTE ESTRATÉGIA , afinal de contas, momentos desafiadores e difíceis da mesma forma que chegam também se vão e é nesse momento que o valor inestimável de uma liderança preparada , alinhada com os valores e objetivos das organizações, faz a diferença e leva as organizadores a patamares mais elevados de performance e resultados .

Em minha atual trajetória atuando como Coach e Treinador para lideranças é que de fato percebo quais organizações tratam seu mais valioso "ativo" apenas como mais um recurso descartável e de curto prazo  ou como um parceiro estratégico para longas jornadas .

Deixe aqui seus comentários, compartilhe, dê sugestões para aquecermos este debate interessante , afinal de contas o que o nosso país tem de maior carência nos dias de hoje , são líderes de verdade . Basta olhar para todos os lados e constatar o estrago que a falta de boas lideranças , lideranças verdadeiras tem feito. A nossa verdadeira crise, não é econômica e nem tampouco política . É a crise de liderança.

Boa semana

Gilberto Sobrinho