quinta-feira, 15 de agosto de 2013

" THE IMPRESSION OF INCREASE "

"THE IMPRESSION OF INCREASE"

Já dizia São Francisco de Assis : "É dando que se recebe ". 

Quanta verdade há nesta frase quando pensamos em termos de Liderança . Tenho visto muitos líderes com a grande soberba de que os seus subordinados estão ali para servi-los em todos os seus desejos . 
Um dia desses em um evento conheci um profissional que era gerente em uma empresa multinacional da região de campinas . Empresa grande , muito conhecida e admirada. Em um certo momento aproximaram-se 3 pessoas e eles se apressou em apresentá-los e ao fazê-lo disse EXATAMENTE assim : " Estes são MEUS funcionários , trabalham para MIM . "
Que tal ?
Tenho comigo que um líder é aquele que de fato trabalha para os seus comandados , abrindo portas , derrubando muros , desenvolvendo-os , fazendo com que cresçam a cada dia e ao final , devolvendo-os para o mundo ( mercado de trabalho...) melhores do que chegaram .
Vi recentemente um conceito chamado de "Impression of Increase" , traduzindo:  Sempre deixar nas pessoas uma impressão de que agregaram alguma coisa boa ao ter contato contigo .
Como disse certa vez o ex presidente dos Estados Unidos , JFK . " "Não pergunte o que a América pode fazer por você e sim o que você pode fazer pela América "
E você ? Já parou para pensar que tudo que tem recebido é reflexo daquilo que tem oferecido ?

Bom dia

Gilberto Sobrinho

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PORQUE PESSOAS INTELIGENTES E TALENTOSAS FREQUENTEMENTE FALHAM

PORQUE PESSOAS INTELIGENTES E TALENTOSAS FREQUENTEMENTE FALHAM

Tomei conhecimento deste livro e achei muito bacana e intrigante . Você certamente deve conhecer algumas pessoas que embora muito inteligentes e talentosas , nunca conseguem atingir o sucesso , ao passo que muitas outras não tão aparentemente brilhantes conseguem . 
Aqui está uma lista sugerida no livro - In Search of the Human Mind de Robert Sternberg.


1. Falta de motivação.
Um talento é irrelevante se uma pessoa não está motivada para usá-lo. A motivação pode ser externa (por exemplo, a aprovação social) ou interna (satisfação de um trabalho bem-feito, por exemplo). Fontes externas tendem a ser transitórias, enquanto fontes internas tendem a produzir um desempenho mais consistente.
2. A falta de controle dos impulsos.
Impulsividade habitualmente  fica no caminho de um ótimo desempenho. Algumas pessoas não utilizam todos os seus recursos intelectuais para a solução de um problema, mas utilizam a primeira solução que vem à sua cabeça.
3. A falta de perseverança .
Algumas pessoas desistem muito facilmente, enquanto outras são incapazes de parar, mesmo quando a busca possa parecer claramente infrutífera.
4. Usando as habilidades erradas.
As pessoas  podem não estar usando as habilidades certas para as tarefas em que estão envolvidos.
5. Incapacidade de traduzir o pensamento em ação.
Algumas pessoas parecem enterradas em pensamentos. Eles têm boas idéias, mas raramente parecem ser capazes de fazer qualquer coisa para tirá-los da cabeça.
6. A falta de orientação para o resultado. 
Algumas pessoas parecem mais preocupadas com o processo do que o resultado da atividade.
7. Incapacidade de completar tarefas.
Algumas pessoas nunca terminam o que começam. Talvez seja medo do que terão de fazer em seguida ou o medo de tornar-se irremediavelmente presos aos detalhes.
8. Falha para iniciar. 
Outros são relutantes ou incapazes de iniciar um projeto. Pode ser a indecisão ou o medo do compromisso.
9. O medo do fracasso.
As pessoas podem não atingir o desempenho máximo porque evitam os desafios realmente importantes na vida.
10. Procrastinação. 
Algumas pessoas são incapazes de agir sem pressão. Eles também podem focar nas pequenas coisas para adiar as maiores.
11. Atribuição de culpa. 
Algumas pessoas sempre acham alguma desculpa até mesmo para  o menor contratempo. Alguns culpam os outros.
12. Excesso de auto-piedade. 
Algumas pessoas passam mais tempo sentindo pena de si mesmos do que gastam no esforço necessário para superar o problema.
13. Dependência excessiva. 
Algumas pessoas esperam que os outros façam por eles o que deveriam estar fazendo a si mesmos.
14. Chafurdando em dificuldades pessoais.
Algumas pessoas deixam suas dificuldades pessoais interferir grosseiramente em seu trabalho. Durante o curso da vida, pode-se esperar algumas reais alegrias e algumas tristezas . Manter uma perspectiva adequada e positiva é muitas vezes difícil.
15. Distração e falta de concentração. 
Mesmo algumas pessoas muito inteligentes têm falta de atenção e foco .
16. Excesso de atividades .
A realização de muitas atividades pode resultar em nenhuma concluída à tempo , o que pode resultar em oportunidades perdidas e redução dos níveis de realização.
17. Incapacidade de adiar a gratificação.
Algumas pessoas premiam-se  e são recompensados ​​por outros ao final de tarefas menores e assim  evitam tarefas maiores que lhes trariam recompensas maiores.
18. Incapacidade de ver a floresta apenas as árvores.
Algumas pessoas se tornam tão obcecadas com detalhes que se tornam incapazes de ver ou lidar com a imagem maior nos projetos que realizam.
19. A falta de equilíbrio entre, pensamento analítico crítico e pensamento criativo, sintético.
É importante para as pessoas aprenderem que tipo de pensamento é esperado deles em cada situação.
20. Falta ou excesso de auto-confiança.
Falta de auto-confiança pode corroer a capacidade de uma pessoa para fazer as coisas e tornar-se uma profecia auto-realizável. Por outro lado, os indivíduos com excesso de auto-confiança podem não saber quando admitem que estão errados ou que necessitam de auto-aperfeiçoamento.

Espero que aproveitem e compartilhem .

Gilberto Sobrinho