sexta-feira, 11 de março de 2011

AS DIMENSÕES DO LÍDER INTEGRAL

Nos últimos anos tenho lido muito a respeito do tema liderança nas organizações , aliás nunca se escreveu tanto sobre o tema como nos últimos 10 anos pelo menos , e um dos livros que mais me chamou a atenção foi o livro dos professores Jim Loehr e Tony Schwartz chamado - " The Power of Full Engagement" ou " Envolvimento Total ,  na sua edição em português . Este livro me inspirou muito  ( e ainda inspira ) em minha jornada como executivo de Recursos Humanos nas organizações por onde passei .
Neste livro os professores após anos de pesquisas com atletas de alta performance , sobretudo jogadores de tênis do circuito internacional como André Agassi , Pete Sampras , Arantxa Sanches , entre outros mitos deste esporte ,  traçaram um paralelo entre estes jogadores e os chamados atletas corporativos , executivos do mundo moderno que são submetidos a verdadeiras maratonas diárias para a manutenção de alta performance no trabalho e concluíram que são fundamentais para se atingir e manter a alta performance um equilíbrio entre as 4 dimensões- Física , Mental , Emocional e Espiritual -  e que a forma como se gerencia a energia e não o tempo é que fazem toda a diferença entre sucesso e fracasso 

PRINCIPAIS SEMELHANÇAS :
1- Ambientes altamente competitivos e de alta pressão 
2 -Exigência de atuação no mais alto nível de  performance 
3- Imprevistos ao longo das partidas/trabalho
4 - Necessidade de concentração e foco 

PRINCIPAIS DIFERENÇAS :
1 - O tempo de treinamento muito maior do que o de partida/trabalho para os atletas e o inverso para os executivos
2 - Falta de foco pelo excesso de demandas para os executivos
3 - Longas jornadas de trabalho , intercaladas com pouco descanso para os executivos e longo tempo de descanso entre um torneio e outro para os atletas 
4- Pouca preparação física e emocional para os executivos . Grande preocupação com o preparo físico e alimentação para os atletas . 

Assim torna-se muito claro nos dias de hoje que o excesso de demandas imposto pelas organizações estão fazendo com que os tais " atletas corporativos " não tenham tempo hábil para o tão importante descanso e preparo físico ,mental , emocional e espiritual , tão importantes na preparação destes atletas de onde se espera tamanha performance no dia a dia . Me faz até lembrar da tão conhecida  fábula da Galinha dos ovos de ouro.
Recorro também as minhas planilhas de treinamento de corredor ( sou fã e praticante assíduo das corridas de rua de longa distância) onde pelo menos dois dias por semana não faço absolutamente nada , apenas descanso . Aliás é sabido entre os atletas que quando se treina fica-se mais fraco e não mais forte . O resultado do treino vem do descanso . 

AS QUATROS DIMENSÕES EM EQUILÍBRIO 

Os esportes nos trazem grandes exemplos ( tanto para o sucesso como para o fracasso ) e uma ótima base de comparação para a vida corporativa , afinal , liderança,  performance , preparação , equilíbrio , trabalho em equipe , metas , objetivos , respeito , concentração estão presentes em altas doses em ambos .

1- Dimensão Física 

Sem muitos segredos , a dimensão física trata de saúde , preparo físico , alimentação adequada . Sem mistério , tudo o que já sabemos há muitos séculos .

2 - Dimensão Emocional

O desempenho de excelência depende da nossa capacidade em acessar emoções agradáveis e positivas ao longo do dia , satisfação , desafio , aventura e oportunidade , especialmente em situações de estresse Tem a ver com a autoconfiança e auto-controle.

3 - Dimensão Mental

Concentrar nossa atenção em um foco específico , desafiar nosso cérebro continuamente, ir além da zona de conforto .

4 - Dimensão Espiritual

Não confundir com religião , religiosidade. Energia Espiritual tem conexão direta com valores e propósitos , aquilo que provê a força necessária para agirmos em todas as dimensões de nossa vida .

Fica aqui uma lista de  perguntas  entregue aos pensamentos e reflexões para o final de semana .
Como então nos prepararmos em cada uma das dimensões para  mantê-las em equilíbrio ?
Estou me alimentando adequadamente ?
Tenho feito exercícios físicos regularmente ?
Quando foi a última vez que brinquei com meu filho ?
O que tenho feito para relaxar aos finais de semana ?
Como anda meu relacionamento com meu cônjuge ?
Quais são os meus valores mais profundos e que me movem para minhas metas ?

Em meus próximos Posts abordarei cada uma dimensões aqui descritas , com dicas e sugestões de ação em cada uma delas .

Bom final de semana .

Gilberto Sobrinho .




terça-feira, 8 de março de 2011

Falta de profissionais qualificados ? Pense e aja diferente do convencional .

Finalmente o Brasil deixou de ser o país do futuro e entrou no presente . A economia anda de vento em popa , investimentos de todas as partes do planeta estão desembarcando no país . O pré-sal , a copa do mundo em 2014 , as olimpíadas em 2016 , o crescimento do mercado interno , os investimentos em infra-estrutura estão movimentando positivamente a economia e o mercado de trabalho . Nunca foram tantas as perspectivas de crescimento e oportunidades para os profissionais . A taxa de desemprego está em um patamar entre 6% e 7%  há bastante tempo . O mercado de trabalho está bastante aquecido . Há vagas em quase todos os setores da economia em especial nos ligados aos fatos citados anteriormente . Dinheiro não falta . As empresas em todos os segmentos estão apostando alto e ampliando os investimentos no país .

Pois bem tudo parece tão maravilhoso e que nada deve frear este avanço que até assusta .
Como nada é perfeito há um fator muito relevante nesta história que pode atapalhar muito todos os planos de crescimento previstos por muitos .

A FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA .

Uma vez que  não há mais dúvidas de que o apagão de mão de obra já é uma dura realidade para muitos setores e de que as soluções definitivas só virão no de longo prazo ( e ainda se começarmos "ontem ") , uma vez que a base do problema está na educação , ou melhor na falta de investimentos em educação nos últimos 12 , 15 anos pelo menos , o que as organizações  podem fazer para minimizar esta situação ?

Antes de começar a pensar em como fazer para atrair e contratar os melhores profissionais , cada organização deve se preocupar em buscar formas de não perder os bons profissionais que já tem , uma vez que se não há talentos disponíveis no mercado , a opção de muitas organizações tem sido "roubar" os talentos de outras .

Promoção interna é uma ótima saída , afinal de contas os profissionais já conhecem a organização , sua cultura , as pessoas o negócio e os mercados onde atua. O tempo de aprendizado , treinamento e seus custos são minimizados e a organização ganha muito em termos de comprometimento e engajamento .

Ampliar os programas de treinamento e desenvolvimento é uma outra ação muito importante para a retenção das pessoas . Cada vez mais os profissionais estão  buscando nas organizações oportunidades de aprender novas habilidades .

Deixar que as pessoas apliquem os conhecimentos que adquiriram . Autonomia para que as pessoas possam experimentar e aprender na prática é outra prática poderosa para retenção e engajamento .

Se ainda assim a organização precisa recorrer ao mercado de trabalho em  busca de  novos profissionais , recomendo que elas estejam mais abertas a  ampliar os seus horizontes de busca . Cada vez mais as empresas olham para os profissionais com os mesmos estereótipos de sempre como : Universidades de primeira linha , pessoas mais jovens , domínio de mais de um idioma estrangeiro , que estejam empregadas e por aí vai . Na grande maioria das vezes tudo isso nem é necessário para a posição que se busca . Isso tem acirrado a busca por profissionais que estão em outras organizações o que inflaciona o mercado  e nem sempre é garantia de se ter um ótimo profissional , uma vez que existem muitos outros fatores externos que influenciam na performance de um profissional como por exemplo a Cultura da organização , o mercado em que atua , etc. .

Se temos de fato em alguns segmentos de mercados ( construção civil, TI , engenheiros entre outros) estamos vivendo o chamado " Apagão de Mão de Obra"  , olhar com carinho e atenção para os muitos desempregados altamente qualificados que estão em busca de oportunidades ( muitos deles mais por não estarem enquadrados nos estereótipos citados anteriormente , do que por baixa performance)  e que sem dúvida vão agregar muito valor para as organizações ( conhecimento , experiência , comprometimento, liderança, entre outros), pode ser uma solução rápida e muito eficaz para mitigar os possíveis e prováveis efeitos , no médio e longo prazo , que esta falta de mão de mão de obra qualificada pode trazer .

Como diz o ditado :  " NÃO SE CONSEGUE UM RESULTADO DIFERENTE FAZENDO AS COISAS DO MESMO JEITO " , portanto , abra a mente , amplie o leque de opções e ache verdadeiras pérolas que estão escondidas no mercado de trabalho .

segunda-feira, 7 de março de 2011

Apagão de mão de obra , uma realidade presente em todos os segmentos de mercado e em todos os níveis profissionias .

Tenho escrito sobre o tema retenção de talentos . Hoje coloco no Blog um link que comprova isto tudo .
Nosso país vivendo uma situação que jamais poderia ser imaginada anos atrás . Vagas abertas não preenchidas por falta de gente qualificada , e nem estou falando de doutores , engenheiros ou médicos . Estou falando de carreiras muito mais simples . Vejam o link .
Bom Carnaval .

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110307/not_imp688736,0.php