terça-feira, 8 de março de 2011

Falta de profissionais qualificados ? Pense e aja diferente do convencional .

Finalmente o Brasil deixou de ser o país do futuro e entrou no presente . A economia anda de vento em popa , investimentos de todas as partes do planeta estão desembarcando no país . O pré-sal , a copa do mundo em 2014 , as olimpíadas em 2016 , o crescimento do mercado interno , os investimentos em infra-estrutura estão movimentando positivamente a economia e o mercado de trabalho . Nunca foram tantas as perspectivas de crescimento e oportunidades para os profissionais . A taxa de desemprego está em um patamar entre 6% e 7%  há bastante tempo . O mercado de trabalho está bastante aquecido . Há vagas em quase todos os setores da economia em especial nos ligados aos fatos citados anteriormente . Dinheiro não falta . As empresas em todos os segmentos estão apostando alto e ampliando os investimentos no país .

Pois bem tudo parece tão maravilhoso e que nada deve frear este avanço que até assusta .
Como nada é perfeito há um fator muito relevante nesta história que pode atapalhar muito todos os planos de crescimento previstos por muitos .

A FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA .

Uma vez que  não há mais dúvidas de que o apagão de mão de obra já é uma dura realidade para muitos setores e de que as soluções definitivas só virão no de longo prazo ( e ainda se começarmos "ontem ") , uma vez que a base do problema está na educação , ou melhor na falta de investimentos em educação nos últimos 12 , 15 anos pelo menos , o que as organizações  podem fazer para minimizar esta situação ?

Antes de começar a pensar em como fazer para atrair e contratar os melhores profissionais , cada organização deve se preocupar em buscar formas de não perder os bons profissionais que já tem , uma vez que se não há talentos disponíveis no mercado , a opção de muitas organizações tem sido "roubar" os talentos de outras .

Promoção interna é uma ótima saída , afinal de contas os profissionais já conhecem a organização , sua cultura , as pessoas o negócio e os mercados onde atua. O tempo de aprendizado , treinamento e seus custos são minimizados e a organização ganha muito em termos de comprometimento e engajamento .

Ampliar os programas de treinamento e desenvolvimento é uma outra ação muito importante para a retenção das pessoas . Cada vez mais os profissionais estão  buscando nas organizações oportunidades de aprender novas habilidades .

Deixar que as pessoas apliquem os conhecimentos que adquiriram . Autonomia para que as pessoas possam experimentar e aprender na prática é outra prática poderosa para retenção e engajamento .

Se ainda assim a organização precisa recorrer ao mercado de trabalho em  busca de  novos profissionais , recomendo que elas estejam mais abertas a  ampliar os seus horizontes de busca . Cada vez mais as empresas olham para os profissionais com os mesmos estereótipos de sempre como : Universidades de primeira linha , pessoas mais jovens , domínio de mais de um idioma estrangeiro , que estejam empregadas e por aí vai . Na grande maioria das vezes tudo isso nem é necessário para a posição que se busca . Isso tem acirrado a busca por profissionais que estão em outras organizações o que inflaciona o mercado  e nem sempre é garantia de se ter um ótimo profissional , uma vez que existem muitos outros fatores externos que influenciam na performance de um profissional como por exemplo a Cultura da organização , o mercado em que atua , etc. .

Se temos de fato em alguns segmentos de mercados ( construção civil, TI , engenheiros entre outros) estamos vivendo o chamado " Apagão de Mão de Obra"  , olhar com carinho e atenção para os muitos desempregados altamente qualificados que estão em busca de oportunidades ( muitos deles mais por não estarem enquadrados nos estereótipos citados anteriormente , do que por baixa performance)  e que sem dúvida vão agregar muito valor para as organizações ( conhecimento , experiência , comprometimento, liderança, entre outros), pode ser uma solução rápida e muito eficaz para mitigar os possíveis e prováveis efeitos , no médio e longo prazo , que esta falta de mão de mão de obra qualificada pode trazer .

Como diz o ditado :  " NÃO SE CONSEGUE UM RESULTADO DIFERENTE FAZENDO AS COISAS DO MESMO JEITO " , portanto , abra a mente , amplie o leque de opções e ache verdadeiras pérolas que estão escondidas no mercado de trabalho .

Nenhum comentário:

Postar um comentário