segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O poder das interações

Bom dia amigos .
Que tal começar a semana de uma forma diferente ?
Liderar , como outras situações em nossa vida cotidiana, nada mais é do que ter sucesso nas interações com as pessoas , afinal se não há quem liderar para que serve um líder ?
Interagir significa conhecer as pessoas , ter contato direto , saber de suas necessidades pessoais como por exemplo auto-estima , reconhecimento, "feed back", entre outras tantas .
Em geral quando assumimos formalmente uma posição de liderança , ou seja , somos formalmente chamados de chefe , supervisor , gerente , diretor , ou qualquer outro pomposo título , temos várias preocupações inciais como por exemplo , ajustara a equipe , colocar as pessoas certas nas posições certas, metas , objetivos , indicadores , resultados , enfim toda sorte de ferramentas e providências para nos cercamos de que estamos fazendo juz ao título.
Tudo isso sem dúvida é bastante importante e necessário , porém a última coisa de que nos lembramos é de que uma posição de liderança ( e não só as de liderança ....) implica necessariamente interação coma as pessoas , sejam elas , chefes , pares , subordinados , clientes , colegas , o porteiro da fábrica , a recepcionista do escritório , a " tia " do cafézinho ( que saudades das tias do cafezinho ....) .
Interagir em minha concepção significa mais do que falar com os famosos " stakeholders" . significa conhecer as pessoas em suas necessidades mais básicas . Mais do que metas , objetivos , indicadores , resultados , as pessoas necessitam entender o contexto e significado de seu trabalho , necessitam ter reconhecimento pelo que fazem bem feito , e orientação por aquilo que precisa se melhorado . Precisam mais do que nunca de um líder que as entendam primeiro como seres humanos para que eles possam estar conectados e engajados com o trabalho e a organização .
Os melhores líderes que conheci eram antes de mais nada excelentes nas interações . cumprimentavam todos sem exceção , sabia como cada um de seus subordinados , colegas , chefes , amigos estavam se sentindo emocionalmente e antes de qualquer meta a passar , indicador a questionar faziam questão de "sentir" o emocional de cada um para assim garantir o sucesso de cada trabalho.
Por isso proponho que cada um de vocês começe a semana pensando não só nas metas , objetivos , resultados , mas também como estão as pessoas que farão com que tudo isso aconteça .
Boa semana , boas interações .

Gilberto Sobrinho