terça-feira, 29 de novembro de 2016

VOCÊ NÃO ESTÁ PREPARADO PARA A POSIÇÃO


VOCÊ NÃO ESTÁ PREPARADO PARA ESTA POSIÇÃO

Em minha vida profissional (...e já são mais de vinte e tantos anos de “janela” ) vi muitas empresas montares os famosos “Succession plan” ( ou Planos de sucessão  , é que em inglês fica mais Chique, que nem “ Talent Acquisition , Organizational Development e Talent Pool” ) . Esses bancos de talentos teoricamente deveriam servir para identificar aqueles profissionais que fazem a diferença, os chamados talentos de fato, ou em bom português prático “ os caras”, aqueles que deveriam estar prontinhos para assumir posições de maior envergadura, gerências , diretorias .

Pois bem , deveriam ( e em muitos casos são de fato ) mas o que eu vi e tenho visto ainda é que quando uma posição dessas que eu citei fica vaga( uma aposentadoria , uma perda para outra empresa ) em muuuuitos caos eu vi bem de pertinho empresas contratando gente de fora com o argumento frouxo de que os integrantes do tal grupo de sucessores ainda não estavam prontos , ainda tinham que aprender muito e por aí vai .

Amigos ,  das duas , uma . Ou o plano de sucessão está lá para “ inglês ver” ou convenhamos, o tal plano de sucessão e suas ações são mesmo muito fraquinhos.

Qual o medo ? Medo de errar ? E quem não erra ? Será que o cidadão que vem de fora não vai errar também ? Medo do rapaz fazer alguma bobagem das grandes ? Ah vejo tanto executivo contratado a peso de ouro fazer cada uma .

O Dr. Deming ( W. Edward Deming , em seu livro publicado em 1986 chamado “ saia da Crise “- sugestivo nome , não ?) listou 14 princípios fundamentais ( que ainda valem e muito até hoje - http://www.blogdaqualidade.com.br/os-14-principios-de-deming-ainda-valem-para-os-dias-de-hoje/ ) e não por acaso o oitavo e segundo o próprio autor o que mais deveria se dar atenção .

Senhores gestores de pessoas, senhores executivos de RH (ou “ human Capital”, “organizational development”, RH estratégico, ....) , CEOs de empresas . Deixem os “ meninos” (e aqui eu falo de meninos de qualquer idade e gênero) assumirem boas posições. Deixem a moçada pôr a mão na massa. Não façam de seus programas de avaliação de desempenho, planos de sucessão, banco de talentos, e outros apenas lindas apresentações em power point ( pode ser o Prezi é mais moderninho) ou planilhas elaboradas e coloridas de Excel  . Não tenham medo . Confiem em seus programas, coloquem o pessoal para pensar, para agir.

Coloquem essa turma junto com bons Coaches e mentores que o resto eles fazem e muito bem. Um errinho aqui , outro ali fazem bem , fazem parte do aprendizado .

 

Boa sorte .

Gilberto Sobrinho