quinta-feira, 4 de julho de 2013

APAGÃO DE LIDERANÇA - O QUE TEMOS A APRENDER COM AS RECENTES MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL

Olá ,

Tenho acompanhado de perto as recentes manifestações e passeatas populares que aconteceram em quase todo o Brasil nas últimas semanas e um ponto me chamou bastante a atenção .
Em quase todas as manifestações não havia uma liderança específica comandando , coordenando , orientando , acompanhando .
O resultado das manifestações todos nos já sabemos
Até o momento houve uma redução irrisória dos preços dos transportes ,a não aprovação da chamada PEC 37 e um bando de bandidos se aproveitando da situação para " bagunçar o coreto " como diria meu avô.

Me parece muito pouco .
Isso me faz pensar que se tivéssemos líderanças fortes envolvidas nos movimentos , articulando coordenando , orquestrando , agindo e depois de tudo conduzindo a agenda pós manifestações com foco e disciplina para que cada tema fosse tratado no foro adequado e no momento adequado , certamente o resultado seria muito melhor .

Agora entendo melhor o termo  , apagão de talentos , em especial em papéis de liderança , o chamado " apagão de lideranças " que tanto venho escutando de empresários e executivos de alto escalão.


Isso me deixa muito preocupado pois estes movimentos me mostraram claramente que este tal " apagão de lideranças " não está apenas restrito aos meios empresariais , ao mundo do trabalho . Ele parece estar espalhado em todos os setores de nosso país : Na sociedade civil , nas universidades, nas empresas , nos governos ( isso está muito claro a cada dia ), nos partidos políticos .

Quem puxa a bandeira , quem toma à frente , quem coordena, quem conversa com as autoridades ?

Em minha experiência em desenvolvimento de lideranças sempre pregamos que um líder de sucesso precisa ter antes de mais nada metas claras , foco , comunicação clara e transparente , liderar pelo exemplo , entre outras. E isso faltou aos movimentos vividos .

Investir em educação , saúde , transporte público de qualidade , mais transparência , são pautas mais do que urgentes e estamos muito atrasados , mas nada disso terá efeito duradouro se não pensarmos também em preparar lideranças novas , fortes e alinhadas com a ética e transparência , senão teremos um grande gigante acordado que marchará sem rumo , sem cabeça .

Gilberto Sobrinho