quinta-feira, 4 de julho de 2013

APAGÃO DE LIDERANÇA - O QUE TEMOS A APRENDER COM AS RECENTES MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL

Olá ,

Tenho acompanhado de perto as recentes manifestações e passeatas populares que aconteceram em quase todo o Brasil nas últimas semanas e um ponto me chamou bastante a atenção .
Em quase todas as manifestações não havia uma liderança específica comandando , coordenando , orientando , acompanhando .
O resultado das manifestações todos nos já sabemos
Até o momento houve uma redução irrisória dos preços dos transportes ,a não aprovação da chamada PEC 37 e um bando de bandidos se aproveitando da situação para " bagunçar o coreto " como diria meu avô.

Me parece muito pouco .
Isso me faz pensar que se tivéssemos líderanças fortes envolvidas nos movimentos , articulando coordenando , orquestrando , agindo e depois de tudo conduzindo a agenda pós manifestações com foco e disciplina para que cada tema fosse tratado no foro adequado e no momento adequado , certamente o resultado seria muito melhor .

Agora entendo melhor o termo  , apagão de talentos , em especial em papéis de liderança , o chamado " apagão de lideranças " que tanto venho escutando de empresários e executivos de alto escalão.


Isso me deixa muito preocupado pois estes movimentos me mostraram claramente que este tal " apagão de lideranças " não está apenas restrito aos meios empresariais , ao mundo do trabalho . Ele parece estar espalhado em todos os setores de nosso país : Na sociedade civil , nas universidades, nas empresas , nos governos ( isso está muito claro a cada dia ), nos partidos políticos .

Quem puxa a bandeira , quem toma à frente , quem coordena, quem conversa com as autoridades ?

Em minha experiência em desenvolvimento de lideranças sempre pregamos que um líder de sucesso precisa ter antes de mais nada metas claras , foco , comunicação clara e transparente , liderar pelo exemplo , entre outras. E isso faltou aos movimentos vividos .

Investir em educação , saúde , transporte público de qualidade , mais transparência , são pautas mais do que urgentes e estamos muito atrasados , mas nada disso terá efeito duradouro se não pensarmos também em preparar lideranças novas , fortes e alinhadas com a ética e transparência , senão teremos um grande gigante acordado que marchará sem rumo , sem cabeça .

Gilberto Sobrinho

Um comentário:

  1. Concordo com a falta de liderança nos movimentos, isso está muito claro, mas acredito que em função das pessoas não quererem mais se sentir representadas por quem pouco conhecemos. Parece que qualquer liderança que venha surgir neste momento terá algum interesse por trás como se nenhuma delas fosse realmente digna de confiança. As pessoas se sentem traídas, em função da conduta dos nossos políticos (representantes). Acredito que o povo não quer mais ser representado, por isso está nas ruas, isso realmente atrapalha, dificulta. Mas é mesmo necessário o exemplo e tempo para que as pessoas se sintam cativadas e então admitam ser conduzidas. Como preparar novas lideranças? O exemplo... quem sabe elas apareçam em meio ao caos. A oportunidade está aí.

    ResponderExcluir