sexta-feira, 11 de março de 2011

AS DIMENSÕES DO LÍDER INTEGRAL

Nos últimos anos tenho lido muito a respeito do tema liderança nas organizações , aliás nunca se escreveu tanto sobre o tema como nos últimos 10 anos pelo menos , e um dos livros que mais me chamou a atenção foi o livro dos professores Jim Loehr e Tony Schwartz chamado - " The Power of Full Engagement" ou " Envolvimento Total ,  na sua edição em português . Este livro me inspirou muito  ( e ainda inspira ) em minha jornada como executivo de Recursos Humanos nas organizações por onde passei .
Neste livro os professores após anos de pesquisas com atletas de alta performance , sobretudo jogadores de tênis do circuito internacional como André Agassi , Pete Sampras , Arantxa Sanches , entre outros mitos deste esporte ,  traçaram um paralelo entre estes jogadores e os chamados atletas corporativos , executivos do mundo moderno que são submetidos a verdadeiras maratonas diárias para a manutenção de alta performance no trabalho e concluíram que são fundamentais para se atingir e manter a alta performance um equilíbrio entre as 4 dimensões- Física , Mental , Emocional e Espiritual -  e que a forma como se gerencia a energia e não o tempo é que fazem toda a diferença entre sucesso e fracasso 

PRINCIPAIS SEMELHANÇAS :
1- Ambientes altamente competitivos e de alta pressão 
2 -Exigência de atuação no mais alto nível de  performance 
3- Imprevistos ao longo das partidas/trabalho
4 - Necessidade de concentração e foco 

PRINCIPAIS DIFERENÇAS :
1 - O tempo de treinamento muito maior do que o de partida/trabalho para os atletas e o inverso para os executivos
2 - Falta de foco pelo excesso de demandas para os executivos
3 - Longas jornadas de trabalho , intercaladas com pouco descanso para os executivos e longo tempo de descanso entre um torneio e outro para os atletas 
4- Pouca preparação física e emocional para os executivos . Grande preocupação com o preparo físico e alimentação para os atletas . 

Assim torna-se muito claro nos dias de hoje que o excesso de demandas imposto pelas organizações estão fazendo com que os tais " atletas corporativos " não tenham tempo hábil para o tão importante descanso e preparo físico ,mental , emocional e espiritual , tão importantes na preparação destes atletas de onde se espera tamanha performance no dia a dia . Me faz até lembrar da tão conhecida  fábula da Galinha dos ovos de ouro.
Recorro também as minhas planilhas de treinamento de corredor ( sou fã e praticante assíduo das corridas de rua de longa distância) onde pelo menos dois dias por semana não faço absolutamente nada , apenas descanso . Aliás é sabido entre os atletas que quando se treina fica-se mais fraco e não mais forte . O resultado do treino vem do descanso . 

AS QUATROS DIMENSÕES EM EQUILÍBRIO 

Os esportes nos trazem grandes exemplos ( tanto para o sucesso como para o fracasso ) e uma ótima base de comparação para a vida corporativa , afinal , liderança,  performance , preparação , equilíbrio , trabalho em equipe , metas , objetivos , respeito , concentração estão presentes em altas doses em ambos .

1- Dimensão Física 

Sem muitos segredos , a dimensão física trata de saúde , preparo físico , alimentação adequada . Sem mistério , tudo o que já sabemos há muitos séculos .

2 - Dimensão Emocional

O desempenho de excelência depende da nossa capacidade em acessar emoções agradáveis e positivas ao longo do dia , satisfação , desafio , aventura e oportunidade , especialmente em situações de estresse Tem a ver com a autoconfiança e auto-controle.

3 - Dimensão Mental

Concentrar nossa atenção em um foco específico , desafiar nosso cérebro continuamente, ir além da zona de conforto .

4 - Dimensão Espiritual

Não confundir com religião , religiosidade. Energia Espiritual tem conexão direta com valores e propósitos , aquilo que provê a força necessária para agirmos em todas as dimensões de nossa vida .

Fica aqui uma lista de  perguntas  entregue aos pensamentos e reflexões para o final de semana .
Como então nos prepararmos em cada uma das dimensões para  mantê-las em equilíbrio ?
Estou me alimentando adequadamente ?
Tenho feito exercícios físicos regularmente ?
Quando foi a última vez que brinquei com meu filho ?
O que tenho feito para relaxar aos finais de semana ?
Como anda meu relacionamento com meu cônjuge ?
Quais são os meus valores mais profundos e que me movem para minhas metas ?

Em meus próximos Posts abordarei cada uma dimensões aqui descritas , com dicas e sugestões de ação em cada uma delas .

Bom final de semana .

Gilberto Sobrinho .




Nenhum comentário:

Postar um comentário