Muitos de nós profissionais de RH , gestores de empresas, gestores de áreas de negócios certamente está bastante animado com as perspectivas de crescimento da economia que o Brasil vem experimentando nos últimos anos e com as perspectivas de continuidade para 2011 e além ( lembrei-me do personagem Buzz Lightyear dos fabulosos desenhos da série Toy Story que tanto assisti com o meu Filho Dudu) .
Muitos estão buscando a fórmula mágica ou a resposta para a pergunta de um milhão de reais que é : O que faço para reter meus talentos , os meus melhores profissionais ?
Certamente a resposta a esta pergunta não é única pois depende de cada organização, sua cultura , seus valores , suas estratégias e das reais intenções em reter as pessoas que mais agregam valor aos negócios.
Antes porém de pensar no que fazer é preciso se pensar no que não fazer e o que evitar . Como já dizia o falecido Coronel Rolim Amaro , fundador da TAM . " Antes de se pensar em ganhar é preciso para de perder " numa clara alusão aos desperdícios de toda sorte que as organizações se permitem inclusive os DESPERDÍCIOS DE TALENTOS .
Por isso gostaria de trazer aqui alguns pontos muito interessantes que encontrei em um pequeno livro chamado : " The Deadly Sins of Employee Retention - dos Autores Mark Murphy e Andrea Burgio-Murphy, ou em português : Os Pecados Mortais da Retenção de Empregados .
Pecado número 1 : TRATAR A TODOS DE FORMA IGUAL
Sob a ótica da constituição e sob o ponto de vista moral e ético esta declaração é perfeita porém sob a luz organizacional não . Cada organização tem as posições que são mais importantes para a estratégia dos negócios e são nessas posições que devem estar os empregados mais talentosos . Você conhece as posições de maior valor em sua organização? E as pessoas de talento ?
Pecado número 2 : PROGRAMAS E SOLUÇÕES DO TIPO "TAMANHO ÚNICO"
As organizações são compostas de pessoas e cada pessoa tem um grupo de motivadores distintos , por isso soluções que servem para todos os empregados em uma organização acabam atingindo apenas uma parte dos empregados . Você sabe o que motiva cada um de seus empregados ? Será que as ações e programas de sua organização estão contemplando os profissionais mais importantes ?
Pecado número 3: NÃO DAR ATENÇÃO AO EMPREGADO EM SEUS PRIMEIROS 90 DIAS NA ORGANIZAÇÃO.
Para a retenção dos melhores nada mais adequado do que uma boa primeira impressão . A forma como o profissional é recebido em seu primeiro dia de trabalho , em sua primeira semana com os novos colegas e em seus primeiros 90 dias na organização é uma das mais poderosas formas de retenção . Isso define a forma como ele cria vínculos com a nova organização e com os novos colegas de trabalho.
Pecado número 4 : DEIXANDO OS EMPREGADOS IREM EMBORA
Uma das mais comuns situações que encontramos na vida corporativa é aquela em que a pessoa pede sua demissão e o gestor simplesmente diz : Ok ! sem muitas vezes nem ao menos tentar entender o que se passou na cabeça do funcionário , quais foram os reais motivos , o que talvez o fizesse repensar a demissão . Fato: Os empregados se juntam as empresas , mas em geral deixam os chefes. Em uma época de falta de profissionais qualificados e talentosos no mercado toda e qualquer tentativa para se manter um empregado talentoso é válida ( principalmente aqueles que dizem respeito à preparar os líderes para isso ). E se não tive outra alternativa deve-se fazer com que a saída dele seja a mais bem feita e tranquila possível . Lembre-se : Uma pessoa de talento pode sempre querer retornar à organização.
Pecado número 5 : VIRAR AS COSTAS AOS QUE SAEM
Mais comum do que deixar um empregado que pede demissão sair sem ao menos tentar retê-lo , é simplesmente esquecer que ele um dia existiu . Em geral muitos dos que saem são malditos dentro das empresas, chamados de mal agradecidos , a famosa frase " Ele nem era tão bom assim " e coisas do gênero . Um bom funcionário que se sente prestigiado, valorizado mesmo quando de sua saída , não pensará duas vezes em retornar ,caso sua decisão de sair não tenha sido bem sucedida e aí a organização tem que estar de portas abertas para ele . Altruismo? Não . Vale lembrar que um funcionário que retorna já conhece a cultura da empresa , já está treinado para o trabalho que fazia e pode trazer novos e valiosos inputs do mercado enquanto esteve fora . E em dias de " apagão de mão de obra " isto pode ser fundamental .
Caros , obviamente que estas sugestões devem ser consideradas em cada organização e em cada caso individual , mas o mais importante é que cada organização deve fazer sua " lição de casa" e construir um ambiente de trabalho que seja favorável à retenção dos melhores. Bom ambiente de trabalho , trabalhos desafiadores , autonomia para que as pessoas possam colocar em prática o que aprendem , desenvolvimento profissional e lideranças capacitadas para entender os motivadores de seus comandados ou simplesmente liderar .
Gilberto Sobrinho
Realmente os fatos relacionados acima, mostram claramente os erros mais contundentes realizados atualmente. Muito provavelmente, pela falta de qualificaçao do empregador como também do empregado, que nao sabe ainda, valorizar-se, bem como, ter claro a relaçao empregador e empregado
ResponderExcluir